domingo, 3 de junho de 2012

Dicas para se escrever um bom texto (Parte 1)

O ato da escrita requer um exercício constante de aperfeiçoamento, por isso é necéssário sempre a re-escritura do texto. Há também algumas noções importantes a serem observadas. Verifique:

  1.    A clareza das ideias é obtida com o uso de palavras essenciais e simples, o que torna o texto mais conciso e natural. Use também, se possível, palavras curtas.
  2.     A expressividade depende da escolha de palavras específicas, de maior precisão.
  3.     A simplicidade deve ser uma característica marcan-te em qualquer texto, pois o emissor escreve para diversos tipos de interlocutores que precisam entender a mensagem.
  4.     A ordem direta constitui a norma essencial de quem escreve, porque ela encaminha mais facilmente o leitor à compreensão do texto. Portanto, seja objetivo e redija sem rodeios.
  5.    A originalidade prevalece quando se evitam formas e frases desgastadas, assim como o emprego excessivo da voz passiva (será feito, será revisto).
  6.    A escolha das palavras deve seguir um critério rigoso. Evite termos técnicos, modismos, lugares-comuns ou chavões, preciosismos e formas desgastadas pelo uso frequente.
Entretanto, somente esses critérios não asseguram a criação de um bom texto. É necessário adequar a linguagem, variando-a de acordo com o interlocutor. Deve-se observar a finalidade do texto e a intenção comunicativa para que a produção textual atinja de forma satisfatória os diversos interlocutores, tendo em vista as variantes linguísticas e textuais.

·  As qualidades de um texto:


Há determinados critérios para a produção de um bom texto, como clareza, coesão, coerência e correção. Vejamos:

» Clareza:

Em qualquer tipo de comunicação, a clareza das ideias é fundamental para a compreensão da mensagem.
A clareza textual é conseguida pela concisão e pelo uso de estruturas adequadas à situação comunicacional. A objetividade, a eliminação de excessos na linguagem, a ordenação coerente das palavras na frase e a estruturação correta dos parágrafos no contexto são indispensáveis. Em geral, são preferíveis os períodos curtos, dispostos na ordem direta, e o vocabulário simples.
Há casos em que a falta de clareza cria ambiguidade, ou seja, em que as palavras podem apresentar duplo sentido. Veja como isso ocorre através dos quadrinhos:
É indispensável também observar a pontuação adequada, para evitar interpretações erradas, pois às vezes o duplo sentido ocorre devido à pontuação. Por exemplo:
A professora pediu a todos os alunos uma redação em homenagem ao dia das mães cujo tema era: "Mãe, só tem uma". No dia seguinte, todos os alunos haviam redigido seus trabalhos. A professora pediu então para que a Bia lesse sua redação.
— Ano passado eu estava brincando na pracinha quando caí e quebrei a minha perna. Minha mãe passou todos os dias cuidando de mim. Até faltou ao trabalho! Então fiquei boa logo. Mãe, só tem uma!
Então foi a vez de Vinícius ler a sua.
— Eu sempre tive muita dificuldade pra aprender. Tirava notas baixas e sempre ficava de recuperação. Mas aí minha mãe ficou me ensinando e me ajudando até que me tornei um dos melhores de minha turma!
Aí, claro, a vez de Joãozinho.
— Ontem tinha acabado de chegar em casa quando peguei minha mãe na cama com um cara. Ela se assustou mas disse: "Já que está aí, traga duas cervejinhas bem geladas!". Fui até a geladeira e vi que só tinha uma. Então gritei: "MÃE, SÓ TEM UMA!"

» Coesão:

Existe coesão em um texto quando há uma ligação correta entre as palavras de uma frase, entre as frases e entre os parágrafos que compõem um texto.
Essa ligação é feita através de elementos de coesão como as preposições, as conjunções, os pronomes relativos, certos advérbios, etc., que estabelecem uma relação de significado entre as palavras. Daí o cuidado que se deve ter na escolha correta desses elementos, para que não haja alterações de significado.

» Coerência:

Um texto pode estar coeso, ou seja, os elementos de ligação podem estar sendo corretamente usados, mas a construção das ideias pode não estar clara.
As frases, em cada parágrafo, devem apresentar ideias que caminhem em um mesmo sentido para que o texto possa ser considerado coerente. Contradizer no segundo paráfrado o que foi dito no primeiro, por exemplo, seria uma incoerência textual.

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